quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Lenda de Jack O'Lantern



Os enfeites de abóboras do Halloween surgiu justamente da Lenda de Jack O'Lanterna a prática teve origem a partir do mito irlandês sobre um homem apelidado de "Jack Miserável". Segundo a história, Jack Stingy convidou o Diabo para tomar uma bebida com ele. Fiel ao seu nome, Jack Stingy não queria pagar sua bebida. Então, como "último pedido" pediu ao Diabo para se transformar em uma moeda de prata para que pudesse pagar o barman. Espertamente, Jack colocou a moeda (diabo) em seu bolso ao lado de uma cruz de prata, o que selou o Demonio na forma de moeda, impedindo-o de mudar de forma. Jack finalmente libertou o Diabo, sob a condição de que ele não se incomodaria Jack por um ano e que, se Jack morrer, ele não iria reivindicar a sua alma.

No ano seguinte, Jack mais uma vez enganou o diabo para subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto ele estava na árvore, Jack espertinho como sempre, colocou em torno da base da árvore vários crucifixos para que o diabo não pudesse descer. O Diabo, frustrado com o fato de que ele foi aprisionado novamente, exigiu a sua libertação. Assim como Jack fez antes, ele fez uma exigência: que sua alma nunca seria tomada pelo demônio. O Diabo concordou e foi libertado.

Pouco depois, Jack morreu. Como diz a lenda, Deus não permitiu que uma figura tão desagradável ​​e maléfica entrasse no céu. Jack, triste, foi aos portões do inferno e pediu para entrar no submundo. O Diabo, cumprindo sua obrigação com Jack, não poderia ter sua alma. Para assombrar os outros, o demônio deu a Jack uma lanterna feita com nabo oco e carvão, e marcou-lhe como um habitante do submundo. Daquele dia em diante até a eternidade, Jack está condenado a vagar no mundo entre o bem e o mal, com apenas a lanterna do Diabo para iluminar seu caminho. Desde então, os irlandeses começaram a se referir a esta figura fantasmagórica como "Jack da Lanterna", e depois, simplesmente "Jack O'Lantern".

Na Irlanda e na Escócia, as pessoas começaram a fazer suas próprias versões de lanternas de Jack por esculpir rostos assustadores em nabos ou batatas e colocá-los perto das janelas ou portas para espantar Jack Miserável e outros espíritos errantes do mal. Na Inglaterra, grandes beterrabas eram usadas. Imigrantes desses países trouxeram a tradição de Jack O'Lantern com eles quando veio para os Estados Unidos. Eles logo descobriram que as abóboras, uma fruta nativa da América, aperfeiçoou perfeitamente o Jack O'Lantern.

A moral da história é que se deve deixar as coisas seguirem seu curso natural e não intervir, pois pequenos incidentes acontecem para nos proteger de coisas ainda piores.



2 comentários:

  1. Fodinha . To estudando sobre o Halloween e não sabia que isso era uma lenda irlandesa, vlw.

    ResponderExcluir